Acessibilidade: projeto visa atendimento de estudantes
A educação de crianças e
adolescentes com limitações locomotoras é uma prioridade para o vereador Victor
da Foccus. O parlamentar tem levantado essa bandeira, e recentemente apresentou
um projeto que atende especialmente esse público. Com a Indicação nº 1024/2017,
Victor sugere que a matrícula dos estudantes seja realizada preferencialmente
em escolas nos bairros onde esses alunos residem.
Sempre que tratamos de
acessibilidade na escola, veem à tona discussões sobre rampas, barras de apoio,
piso tátil, banheiros, entre outros. Mas o tema vai muito além, e envolve aspectos
relacionados à comunicação, e o acesso propriamente dito a essa escola. “Não
adianta construirmos prédios perfeitos, que garantam conforto e segurança aos
estudantes com dificuldades motoras, se não conseguimos garantir o básico, que
é a matrícula desse aluno”, destaca Victor da Foccus.
Dados do Ministério da Educação
apontam que de 2003 a 2014 a inclusão na Educação Básica Brasileira saltou de
29% para 79%. Um crescimento de 381%. Os dados chamaram a atenção do
parlamentar, que ao pesquisar os aspectos indicados por esses alunos como complicadores
para o acesso à escola, descobriu que estudar em bairros muitos distantes
reduzia e muito o interesse do aluno pela educação. “Estudar é o que eles querem,
mas para quem possui algum tipo de dificuldade, ou limitação locomotora, chegar
até a escola pode ser um grande desafio, e quanto mais longe ficar o prédio,
mais difícil ainda será para o aluno se manter interessado em frequentar as
aulas”, afirma.
#VamosJuntos
![]() |
Imagem: Portal do MEC - Ministério da Educação/ Criança Inclusa |
Comentários
Postar um comentário