Acessibilidade: projeto visa atendimento de estudantes

A educação de crianças e adolescentes com limitações locomotoras é uma prioridade para o vereador Victor da Foccus. O parlamentar tem levantado essa bandeira, e recentemente apresentou um projeto que atende especialmente esse público. Com a Indicação nº 1024/2017, Victor sugere que a matrícula dos estudantes seja realizada preferencialmente em escolas nos bairros onde esses alunos residem.

Sempre que tratamos de acessibilidade na escola, veem à tona discussões sobre rampas, barras de apoio, piso tátil, banheiros, entre outros. Mas o tema vai muito além, e envolve aspectos relacionados à comunicação, e o acesso propriamente dito a essa escola. “Não adianta construirmos prédios perfeitos, que garantam conforto e segurança aos estudantes com dificuldades motoras, se não conseguimos garantir o básico, que é a matrícula desse aluno”, destaca Victor da Foccus.

Dados do Ministério da Educação apontam que de 2003 a 2014 a inclusão na Educação Básica Brasileira saltou de 29% para 79%. Um crescimento de 381%. Os dados chamaram a atenção do parlamentar, que ao pesquisar os aspectos indicados por esses alunos como complicadores para o acesso à escola, descobriu que estudar em bairros muitos distantes reduzia e muito o interesse do aluno pela educação. “Estudar é o que eles querem, mas para quem possui algum tipo de dificuldade, ou limitação locomotora, chegar até a escola pode ser um grande desafio, e quanto mais longe ficar o prédio, mais difícil ainda será para o aluno se manter interessado em frequentar as aulas”, afirma.

#VamosJuntos 


Imagem: Portal do MEC - Ministério da Educação/ Criança Inclusa 

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