Vereador denuncia: esgoto é despejado direto no rio Xingu

A empresa que deveria cuidar para que o altamirense tivesse água potável nas torneiras, e recebesse tratamento de esgoto adequado evitando a poluição do lençol freático e do leito do Rio Xingu, foi flagrada pela Secretaria de Meio Ambiente do município despejando rejeitos diretamente no rio. A situação degradante foi registrada na última semana no bairro Independente II, onde uma galeria que deveria ser usada para escoar a água da chuva acabou recebendo esgoto in natura.

O crime ambiental foi denunciado por moradores, e por várias vezes criticado pelo vereador Victor da Foccus na câmara de vereadores. O parlamentar encaminhou diversos requerimentos solicitando informações sobre o andamento das obras do sistema de saneamento básico de Altamira, mas a empresa não apenas ignorou as solicitações, como continuou desrespeitando a população. Para a Semat, a empresa informou que uma queda de energia causou sobrecarga na estação elevatória de esgoto que existe no bairro, e os rejeitos acabaram transbordando. 

Com mais essa demonstração de desrespeito às leis ambientais, e descumprimento das condicionantes ambientais da UHE Belo Monte, o parlamentar Victor da Foccus espera que os órgãos responsáveis pela fiscalização sejam mais rigorosos na apuração do problema. "Não é de hoje que nós reclamamos dessa situação e denunciamos os desmandos feitos pela empresa Norte Energia, a obra da usina está a todo vapor, mas a cidade está toda esburacada, sem água, com as ligações do esgoto pela metade, e trabalhadores de terceirizadas denunciando atraso de pagamentos, não temos uma notícia boa para dar sobre esse projeto, já chega!". 

#VamosJuntos 

Foto: José Ribamar 

Foto: José Ribamar 
Foto: José Ribamar 

Foto: José Ribamar 


Comentários

Postagens mais visitadas